Dicas

A bonita pelagem é um dos charmes dos Yorkshires, porém é preciso ter consciência de que para manter o pelo saudável e bonito são necessários cuidados diários.



BANHOS:
Os banhos podem ser dados uma vez por semana, se feitos com muita freqüência podem ocasionar problemas de pele. Só leve o animal para banho em pet shop após completar as 3 doses de vacinação e  procure um local onde você possa ver o procedimento. De preferência leve sua escova, escova de dente, pasta de dente, toalha e objetos pessoais.

ESCOVAÇÃO:
1- Utilize um spray para ajudar a desembaraçar os fios;
2- Para pentear, use sempre uma escova de cerdas longas e lisas (cerdas de aço). Trabalhe das pontas para o centro, mas sempre com movimentos de cima para baixo. Se necessário use os dedos para desembaraçar nós mais complicados, às vezes a tesoura pode ajudar com alguns nós mais difíceis de tirar.
3- Finalize passando um pente em toda a pelagem.

PERFUMES:
Somente as específicas para cães são permitidas, as colônias para humanos podem provocar alergias.

FINALIZANDO:
Não se devem cortar os pelos do canto do olho do Yorkshire, aparar pontas de pelo ou tosar a orelha inteira, nem cortar franjinha ou bigode. Essa raça precisa de pelos no rosto – são sua camuflagem e proteção.
Uma vez por mês deve-se fazer a tosa dos pelos da ponta da orelha, onde 1/3 da orelha deve ser tosada. Para fazer a ”chuquinha”, puxe delicadamente os pelos da lateral de um olho  até o meio da cabeça do york.  Faça o mesmo do outro lado. Use um elástico para prender as duas partes e finalize com um lacinho.


Fonte: Google Imagens